dcsimg

Philodendron ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Philodendron é um género botânico pertencente à família Araceae. Popularmente, no Brasil, recebe o nome de imbé (do tupi ïm'bé, "trepadeira"),[1] possuindo algumas utilidades graças à sua relativa toxicidade. Em Portugal e em Angola, é chamado filodendro[2] (do grego philódendron).[3] Os frutos do filodendro dão pelo nome comum banana-ananás[4], são bagas que se desenvolvem a partir de uma espata.

Espécies selecionadas

Características

 src=
Inflorescência do imbé

São, em geral, plantas semitrepadeiras, de caule frágil, com raízes aéreas pouco resistentes. Possui grandes folhas labeladas, geralmente ao surgirem são protegidas por um catáfilo e suas flores são minúsculas, agrupadas em forma de espiga sob uma capa que se abre quando aptas à fecundação.

A planta possui relativa toxicidade.

Usos

O imbé, nome de origem indígena (tupi-guarani), possuía, entre os nativos ameríndios, e continua a possuir entre os descendentes destes no meio rural da Região Nordeste do Brasil, de onde também é nativa, o uso na pesca em pequenos rios e lagoas: suas folhas, maceradas, tinham o caldo daí resultante jogado nas águas, o que provocava o entorpecimento dos peixes, que, assim, vinham a flutuar na superfície, bastando, então, a coleta manual destes (ver timbó).

De suas raízes, também era comum o uso para a confecção de cestos e outros apetrechos e, ainda, como corda ou barbante.

Seu uso atual, no entanto, restringe-se principalmente à ornamentação e jardinagem.

Ver também

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 918.
  2. Infopédia. «filodendro | Definição ou significado de filodendro no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 22 de janeiro de 2022
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 779.
  4. S.A, Priberam Informática. «banana-ananás». Dicionário Priberam. Consultado em 22 de janeiro de 2022

 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Philodendron: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Philodendron é um género botânico pertencente à família Araceae. Popularmente, no Brasil, recebe o nome de imbé (do tupi ïm'bé, "trepadeira"), possuindo algumas utilidades graças à sua relativa toxicidade. Em Portugal e em Angola, é chamado filodendro (do grego philódendron). Os frutos do filodendro dão pelo nome comum banana-ananás, são bagas que se desenvolvem a partir de uma espata.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT